17/06/2012

O Modelo Atômico de Rutherford

Ernest Rutherford
Ernest Rutherford.



Nasceu em Nelson (Nova Zelândia),em 1871. 
Foi professor no Canadá e na Inglaterra,nas 
universidades de Manchester e Cambridge. 
Trabalhoucom ondas eletromagnéticas, raios X,
radioatividade e teoria nuclear, e realizou 
primeira transmutação artificial. Recebeu o 
Prêmio Nobel de Química em 1908. 
Faleceu em 1937. Em sua homenagem,
elemento químico 104 foi chamado de rutherfórdio (Rf).




O Modelo Atômico

Em 1911, Rutherford fez uma experiência muito importante, que veio alterar e melhorar profundamente a compreensão do modelo atômico. Resumidamente, a experiência é descrita a seguir.

Acompanhando a figura acima, vemos então que umpedaço do metal polônio emite um feixe de partículas α, que atravessa uma lâmina finíssima de ouro. Rutherford observou, então, que a maior parte das partículas
α atravessava a lâmina de ouro como se esta fosse uma peneira; apenas algumas partículas desviavam ou até mesmo retrocediam. Como explicar esse fato?

Rutherford viu-se obrigado a admitir que a lâmina de ouro não era constituída de átomos maciços e justapostos, como pensaram Dalton e Thomson. Ao contrário, ela seria formada por núcleos pequenos, densos e positivos, dispersos em grandes espaços vazios.
Esquema do experimento.
Entretanto, lembrando que as partículas α são positivas, é fácil entender que: no caso de uma partícula
α passar próximo de um núcleo (também positivo), ela será fortemente desviada; no caso extremo de uma partícula α chocar diretamente com um núcleo, ela será repelida para trás. Surge, porém, uma pergunta: se o ouro apresenta núcleos positivos, como explicar o fato de a lâmina de ouro ser eletricamente neutra?
Para completar seu modelo, Rutherford imaginou que ao redor do núcleo estavam girando os elétrons. Sendo negativos, os elétrons iriam contrabalançar a carga positiva do núcleo e garantir a neutralidade elétrica do átomo. Sendo muito pequenos e estando muito afastados entre si, os elétrons não iriam interferir
na trajetória das partículas α. Em resumo, o átomo seria semelhante ao sistema solar: o núcleo representaria o Sol; e os elétrons seriam os planetas, girando em órbitas circulares e formando a chamada eletrosfera.
Átomo de Rutherford.
Representação do núcleo do átomo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário